SOS Amamentação: outubro 2020

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Como fazer a higiene íntima da menina

    A higiene das meninas precisa de mais atenção, porque na anatomia feminina, a vagina fica perto do ânus, então as meninas são mais suscetíveis a infecções. O perigo é que microorganismos encontrados nas fezes cheguem à vagina durante a higienização e contaminem o trato urinário a partir daí.

  Para evitar esta contaminação, deve-se limpar sempre da frente para trás (incluindo adultos), conforme mostrado na figura a seguir:





    Os pais não podem ter medo de fazer a higiene intima, tão importante quanto higienizar a parte externa da vulva é limpar também dentro dos grandes lábios. Como o órgão da menina é interno, é mais fácil ter fezes escondidas. Se os detritos se acumularem, pode ocorrer um processo inflamatório que resulta na fusão dos grandes lábios devido a uma fibros. O processo é reversível, mas pode muito bem ser evitado. É comum que as meninas tenham a chamada pseudomenstruação, ou seja, soltem um pouco de sangue, não se assuste. Elas também podem ter um corrimento amarelo clarinho.

   Para fazer essa higiene da forma correta, utilize água e sabonete neutro, e passe um algodão umedecido em toda a região. Não introduza uma haste flexível na vagina da menina, isso pode até romper seu hímen. Se preferir usar esse instrumento, limite-o apenas a região da vulva e dos grandes lábios. Não é indicado usar sabonete íntimo, que normalmente só é recomendado a partir dos 8 a 10 anos, sob orientação do pediatra. 

   Para limpar uma menina na hora da troca da fralda, deve-se usar um pedaço de algodão molhado em água morna e limpar a região íntima pela seguinte ordem:

  • Limpar os lábios maiores da frente para trás, num movimento único;
  • Limpar os lábios menores da frente para trás, com um novo pedaço de algodão;
  • Nunca limpar o interior da vagina;
  • Secar a região íntima com uma fralda de pano macia;
  • Aplicar um creme para evitar a assadura.

  O movimento de frente para trás que deve ser feito durante a troca da fralda, evita que alguns restos de fezes entrem em contato com a vagina ou com a uretra, prevenindo possíveis infecções vaginais ou urinárias. Os pedaços de algodão usados para limpar a região íntima, só devem ser usados apenas 1 vez, jogando-o no lixo a seguir, usando sempre um novo pedaço numa nova passagem.


Dicas para te ajudar na amamentação! 


👩‍⚕️Em caso de dúvidas, busque sempre orientação de um profissional de saúde.

👩‍⚕️Contrate uma consultora Hera!

👩‍⚕️Conte com profissionais especializadas e amamente seu filho no peito já na primeira sessão.

Entre no Site Hera, a melhor plataforma que faz a conexão de mães com profissionais especializados em amamentação! 


Site: https://www.apphera.com.br/