SOS Amamentação: Como fazer uso seguro de medicamentos durante a amamentação

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Como fazer uso seguro de medicamentos durante a amamentação

 




    Uma das dúvidas comuns das mães que amamentam é se elas podem tomar remédios. Principalmente mães que sofrem de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Embora a maioria dos medicamentos seja compatível com a amamentação, seu uso deve ser cuidadosamente avaliado por profissionais médicos para evitar riscos para mães e bebês. Poucos são formalmente contraindicados.

   Amamentar é fundamental e muito importante para o desenvolvimento do bebê. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres conversem com os profissionais de saúde e escolham seu uso com cuidado para que possam amamentar com segurança. Mas, às vezes, é necessário considerar os riscos / benefícios do tratamento das mães que amamentam.

   A maioria dos medicamentos passa para o leite materno, mas em pequenas quantidades. Eles geralmente não são absorvidos pelo trato gastrointestinal da criança. No entanto, é importante que as mães relatem a medicação. Durante a amamentação, os medicamentos são divididos em três categorias: uso compatível, uso cauteloso e uso contra-indicado. Por isso, a orientação profissional é sempre importante.

   O uso de remédios é um dos principais fatores que levam as mulheres a interromper o aleitamento materno o mais rápido possível, seja por se preocuparem com os danos aos filhos, por terem obtido informações inadequadas, ou por não serem devidamente orientadas pelos profissionais de saúde.

   No entanto, considerando os dados disponíveis na literatura, a grande maioria dos medicamentos é  compatível com a amamentação e não deve ser causa de desmame precoce. Assim, qualquer orientação profissional para as mães que amamentam interromper a amamentação deve ser baseada no risco e benefício da decisão, sendo necessário compreender os fatores relacionados aos medicamentos para eliminação do leite materno e o risco da criança de exposição ao leite materno.


Os fármacos passam para o leite materno?

 Essa é a primeira pergunta que deve ser feita para avaliar o uso de medicamentos durante a lactação. A grande maioria dos medicamentos passa  pelas células da mama para estabelecer uma equilíbrio entre sua concentração no plasma da mãe e no leite materno, mas, o mais  importante saber se a quantidade do medicamento que passa para o leite é significativa ou não.


Medicamento contínuo

 O acompanhamento e a orientação especializada, desde o pré-natal, são essenciais para que uma mulher que faz uso constante de medicamentos se sinta segura para continuar o tratamento durante a amamentação. Mulheres que sofrem de doenças crônicas podem amamentar, mas em todos esses casos é extremamente importante que a mulher seja acompanhada desde a gravidez, principalmente para se sentir amparada em todos os momentos.


  Para garantir maior segurança, mesmo com dores de cabeça na correria do dia a dia, incômodos, náuseas ou dores, é importante sempre contar com a orientação médica ao usar qualquer medicamento, evitando assim riscos para a mãe e o bebê. Além disso, onde indicado, a mãe deve fazer o pedido conforme as instruções, tomando a quantidade certa, na hora certa e no tempo especificado.


Conheça o Manual do ministério da saúde: AMAMENTAÇÃO E USO DEMEDICAMENTOS E OUTRASSUBSTÂNCIAS




Se você está com problemas de amamentação, não perca muito tempo: peça ajuda! É  possível, no âmbito particular, contar com uma consultora de amamentação, que faz visitas em casa. Conheça o Site HERA, que é uma plataforma que faz a conexão de mães com consultoras! 

Entenda mais sobre essa plataforma: 

   Entre no Site Hera, a melhor plataforma que faz a conexão de mães com profissionais especializados em amamentação!

👩‍⚕️Em caso de dúvidas, busque sempre orientação de um profissional de saúde.

👩‍⚕️Contrate uma consultora Hera!

👩‍⚕️Conte com profissionais especializadas e amamente seu filho no peito já na primeira sessão.






Temos também dicas de curso para Amamentação! 



Nosso Youtube: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário